(os textos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores)

Leia aqui a homenagem da Fundação António Quadros a António Telmo.



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PESSOA E OS OUTROS, 7



Biblioteca digital

Biblioteca de Pessoa disponível para consulta na rede

Uma boa notícia para os pessoanos: a Biblioteca particular de Fernando Pessoa, guardada na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa (Rua Coelho da Rocha, 16, Campo de Ourique), encontra-se finalmente disponível para consulta na rede.
Todos os 1142 livros do poeta, cerca de trezentas mil páginas, encontram-se digitalizados, permitindo uma busca por autores, títulos e género (Literatura, História, Religião, Ciência, etc.). Além desta perspectiva sobre os interesses do leitor Pessoa, podemos ainda espreitar (com alguma dificuldade, é verdade, porque estão escritas a lápis) as anotações que ele fez nos seus próprios livros.
Enfim, mais um passo para conhecermos um pouco melhor esse misterioso ser…
Embora nos falte ainda o essencial: conhecer a totalidade do conteúdo da famosa arca, guardada na Biblioteca Nacional. Ou seja, seria de desejar que a Vodafone (parceira neste projecto da Casa Fernando Pessoa) ou qualquer outro mecenas apoiasse também a digitalização desses manuscritos inéditos. Melhor ainda seria, obviamente, que alguém os publicasse -- ler no papel é bem melhor do que ler no ecrã do computador… -- , mas se calhar isso é pedir demasiado. O «mercado» tem razões que a nossa pobre razão desconhece.

António Carlos Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário