(os textos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores)

Leia aqui a homenagem da Fundação António Quadros a António Telmo.



segunda-feira, 14 de setembro de 2009

AFORISMOS, 2

Eduardo Aroso

6 - Não pode nem nunca poderá existir ascensão espiritual sem darmos atenção ao que está junto de nós, indo assim do próximo para o afastado, do concreto para o abstracto. Isto não invalida, a quem disso for capaz, o simultâneo movimento contrário. Todavia, «quem se levanta cedo em busca de sabedoria, encontra-a sentada defronte da sua porta». Na sentença deste mestre anónimo está também o sentido de haver pátrias.
7 - O verdadeiro discurso em Língua Portuguesa é aquele em que a laringe segue o verdadeiro curso…
8 - Desdenhar Portugal como tema de reflexão é a mesma atitude (preconceito) mental de recusa, igual à do estadista que insistia na expressão «a pátria não se discute».
9 - Quem diz filosofia extravagante, diz filosofia extravasante, ou poesia transbordante. Menos ao jeito dos rios que temporariamente se estendem até às margens, e mais ao do poço de Jacob no espaço incalculável das suas águas…
10 - Universo Inteligente – Título de muitas publicações e manifestações científicas. Menos vulgar é conceber um Universo de Amor, onde na mais alta expressão está, naturalmente, a inteligência.
Obrigado, Leonardo Coimbra.

3 comentários: