«Protarco – Há no que tu dizes coisas que julgo compreender e outras que permanecem obscuras e necessitam de maior claridade.
Sócrates – A claridade, Protarco, ser-te-á dada pelas letras do alfabeto. Procura-a naquelas que soletraste na infância».

88 – Já foi dito que Portugal é o país do Ocidente, mas convém salientar que esse ponto cardeal corresponde à 7ª casa do horóscopo, a das relações, regida pelo planeta Vénus, e que também nos remete imediatamente para o significado da Ilha dos Amores, fazendo jus à verdade de que os actos humanos devem ser guiados pelo amor. A 7ª casa inicia o hemiciclo superior do horóscopo que, arquetipicamente, se pode traduzir por eu e os outros em situações de relação diversas e em diferente grau. Segue-lhe, na ordem natural, a 8ª casa, regida por Escorpião (o inferno das transmutações) e a 9ª, de Sagitário, onde reina Júpiter (filosofia superior e relações com o estrangeiro). Ora, havendo o propósito de Portugal Renascente, está bem aberta essa realização, pois o mito da Fénix (8ª casa) indica que é possível Portugal renascer das cinzas (pela morte – real ou iniciática - e ressurgimento) para então entrar num novo ciclo de expansão, também prometido pelo significado da 9ª casa e pelo benéfico Júpiter: ecumenismo, sentido religioso e filosofia superior. Portugal renascido (ou rejuvenescido) é o que também devemos entender por Desejado, como desejada é a saúde quando estamos enfermos.
89 – A um governante só se lhe exige que tenha um – e apenas um - nítido traço de inteligência: o de ter inteligência para dar voz e permitir a acção das inteligências do país que governa.
Destaque n'O Bar do Ossian.
ResponderEliminarAbraço lusitano!
Saudações extravagantes!
ResponderEliminar