(os textos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores)

Leia aqui a homenagem da Fundação António Quadros a António Telmo.



segunda-feira, 6 de setembro de 2010

REENTRAR NA «CATEDRAL», 2



Tempo

Isabel Xavier

Já dissipada está a ficção do tempo
A morte enrolou-se a cada instante
A noite mais longa transporta no vento
Um coro de estrelas em prece distante.

É a hora da penumbra da manhã
Única em que Deus ainda visita o mundo
Todas as restantes horas são a vã
Memória alada de um distúrbio fundo

E há uma profunda melancolia em redor
Não sei se eu a crio se vem ter comigo
Sei que o próprio espaço constrói arredores
Subúrbios indistintos do meu ser, fascínio…

Desconfio às vezes que a loucura é isto
Ouvir-me e em mim outro que fala
Espelho de mim mesma, à vida conquisto
Mas só no destino em que a morte cala

O distante próximo de cada momento
Nada que é completo, vazio de opostos
Do que não chega a ser, o pressentimento,
Suores da alma a alheios olhares expostos

Não sei se do que a alma padece o corpo sabe
Nem se do que o mundo sofre a alma sente
Sei que o vento sopra, a chuva chove e o sol há-de
Romper a noite com sua luz quente!

1 comentário:

  1. Eu também «Não sei se do que a alma padece o corpo sabe».

    «Ouvir-me e em mim outro que fala» quantas vezes isso me acontece; a questão é que em vez da desejada serenidade (então aí um sol nasce) eles ficam em conflito, mais ou menos como os nossos parlamentares (seja-me permitida tão pesada imagem) e então não se chega a conclusão alguma.

    Foi a melhor maneira de concluir este dia. O poema é lindo (como todos os de «Catedral»), mas destaco a quarta e a sexta estrofes.

    Eduardo Aroso

    ResponderEliminar