(os textos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores)

Leia aqui a homenagem da Fundação António Quadros a António Telmo.



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

EXTRAVAGÂNCIAS, 111




(RE) CRIAR UM MITO PORTUGUÊS
Eduardo Aroso

As contradições do predomínio do pensamento lógico-racionalista, que ainda persiste, só poderão resolver-se, ou pelo menos atenuar-se, pela (re) criação de um mito. Fernando Pessoa disse que a sua maior ambição era a de ser criador de mitos. Natália Correia respondendo, de algum modo, ao apelo do surrealismo, escreve na antologia de poesia que organizou dedicada a esta corrente artística: «Não se trata de reabilitar os mitos legados pelo passado, mas de restabelecer as forças que nutriam a consciência mítica, utilizando-as para consumar o parto difícil de um mito moderno que a nossa época exige como única solução possível para as precárias condições de vida que nos oferece». Assim, à autora parece essencial o sopro ou espírito do mito para incubar um outro na contemporaneidade, o que acaba por ser o reconhecimento de algo presente na Tradição.
Enquanto que nesta primeira década do século XXI, que Natália Correia já não chegou a viver, o sentido do precário, de que nos fala, está quase todo ele atolado nas condições de sobrevivência alimentar, habitacional e pouco mais, já na sua época – que não foi substancialmente diferente da actual - a criadora de versos entre a ousadia lírica, a ironia e o mítico, reclamava outras condições de vida para a precariedade dominante, ontem como hoje, no sufoco do compulsivo pensamento lógico-racionalista.
Se (re) criarmos um novo mito que tenha o Sol como o maior herói de sempre, dispensador de alimentos, saúde e elevada inspiração para tudo o resto que a vida requer, é possível que ajude a solucionar o grave problema da chamada sustentação social. Assim, no presente mundo em que os habitantes vivem mais anos que no passado, eliminadas muitas doenças pelo científico aproveitamento solar e desenvolvimento da medicina, e na possibilidade de a idade gerar sabedoria, talvez a renda da casa, electricidade e algo mais estejam pagos.
Mas também não seria despicienda a ideia de um mito marítimo. E por que não um contra-mito? Bastaria que o sentido do medo e do não agir, na figura do Adamastor, se volvesse um Anjo luminoso. Mas esta é uma impossibilidade manifesta, a de haver apenas uma das partes, isto é, um contra-mito que não suponha um mito. Como se verá de seguida, temos tido esse contra-mito, face a face, por certo mais renhido em determinados momentos da nossa História. Tanto o ensino oficial como a grande maioria dos intelectuais portugueses têm recusado o mito do Desejado, embora ele subsista nos subterrâneos da nossa psique. Esta atitude, que vem de longe, foi-se estratificando na sociedade portuguesa, de tal modo que hoje temos uma egrégora que ronda as instituições: a da atitude imediata de obstrução, a do não, a do «isso é muito difícil», a de preencher mais um papel, corporizando assim um estado de espírito que, face a uma ideia ou projecto (sobretudo se for de índole portuguesa) logo surjam indesejados.
E, tal como entre todas as tradições mitológicas onde o pano de fundo é a eterna luta das forças das trevas contra as forças da luz, podemos conceber entre nós (não terá já existido desde o distante passado?) o confronto entre o Adamastor e o Arcanjo de Portugal. Mas não nos iludamos: apesar de vencido, o inimigo volta sempre, para provação do vencedor. Daí também o sentido destes tempos de decadência de Portugal. Resta-nos a esperança de que no combate entre as hostes das trevas e as da luz, somos e sempre seremos lusíadas!
Num ciclo já dilatado, em que Portugal foi descendo aos infernos ou corredores mais escuros da existência (fase involutiva do mito) só a luz solar - cujo prenúncio pode ser de novo um espiralado voo de águia (quem sabe se, desta vez, a imediata captação energética através da alma!), poderá ser redenção para tanta escuridão. Mas não tem sido a falta de claridade o pior dos cenários, pois na ausência há sempre ecos de alguma presença, mas a humilhação e a dilaceração provocadas à pátria portuguesa, cuja alma está hoje aturdida e por isso impedida de escutar e compreender as palavras de Agostinho da Silva: «o tempo que vivemos, se for mesquinho, amesquinha o eterno."

Eduardo Aroso
Outubro 2010

2 comentários:

  1. Eduardo Aroso

    Comento o seu texto com um poema que reza assim:

    Depois do mar e
    Seus monstros marinhos
    Ficaram dois povos
    Um dorme
    à sombra
    Das cinzas das árvores

    Outro navega incerto
    Num mar de símbolos
    Que foste fazer tão longe?
    Colher frutos do esquecimento?

    Hoje metade traz um graal na mão
    Excalibur na outra
    Reinos do preste João
    Mesmo à mão de semear
    Rosas místicas no altar
    Do seu quarto só

    Hoje metade traz
    Livros e livros
    Com páginas soltas de um país
    Impossíveis de reunir num único facho.

    Solidões de incensos
    Deuses mortos
    Reavivados pelo desejo

    Bandos de Espíritos Santos
    Esvoaçando sem sentido
    E uma Hora a cantar pelo poeta
    Dissolvida no mar dos minutos
    Que são apenas mais um dia

    Hoje metade deles
    Pinta dragões alados
    E tenta decifrar
    A sabedoria das pedras
    E quando saí pela rua
    Espelhados nas paredes
    Encontra grafitis putrefactos
    Escorrendo devagar

    Hoje metade deles
    Foi tocado por um anjo um dia
    Mas cedo perde a espada e a capa
    E a promessa é outra vida

    Esse mar de símbolos em que navega
    Não modifica a economia
    Essas conversas ocas que a metade carrega
    Não mortifica nem vivifica
    Portugal, nem um só dia

    Vieram ordens e segredos
    Massas de nadadores em mares de livros
    Memórias de heróis e santos
    E no cimo do palco essa metade discursa
    Mundos tão paralelos
    Que não se chegam a encontrar

    Teorias das conspirações dispersas
    Modificações genéticas
    Fugas de emergência para outros planetas
    Mas nada disso explica
    O que fomos fazer para o mar

    O mundo é outro agora
    E esse outro apenas sonho
    Resta apenas a metade que dorme
    E a outra que fica por confirmar

    Confirmará apenas
    Desejos de poder em jeito de
    Mal formação freudiana?
    Confirmará apenas fuga à realidade?
    Confirmará apenas o seu quarto só?
    Os seus deuses interiores?
    Ou confirmará o reverso da medalha?
    E que o hoje o dia é só noite?
    E que a saudade, afinal, não mata.

    ResponderEliminar
  2. Também creio que «Resta apenas a metade que dorme/ E a outra que fica por confirmar». Obrigado por este "sopro" da Palavra. Afinal, quando estamos no reino do espírito, como dizia Agostinho da Silva, «somos poetas à solta».

    Eduardo Aroso

    ResponderEliminar