(os textos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores)

Leia aqui a homenagem da Fundação António Quadros a António Telmo.



quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

EXTRAVAGÂNCIAS, 47


A Festividade do Dia de Reis*
João Tavares

«Tradicionalista, como sou e sempre fui, - por muito que pese a quem imagine o contrário, - acredito no Volkgeist e no folclore, como acredito também no Espírito Santo. Onde e quando se reúnam homens de boa fé há-de pairar um espírito subtil, invisível, comum, que nos anime para realizações de prodígios. Tal é, aliás, o princípio da assembleia dos fiéis ou, seja, o princípio da Igreja. Eis porque me repugna aplicar o método individualista da análise luterana ou cartesiana, o livre exame, no estudo de tradições tão vivas, tão boas condutoras de calor humano e de calor divino, como é a tradição que agora celebramos.»

«… e por lenda quero dizer aquilo que leu e está lendo nos Evangelhos (o génio português, subentenda-se) »


(De As Portas do Conhecimento, de Álvaro Ribeiro)

~
Receberam-vos dois presépios: um, uma celebração das gentes raianas do Alentejo, de cariz popular; o outro, um presépio tradicional do Algarve rural. Em ambos, mas por modo diferente, se poderá adivinhar como era inspirado o povo pela lenda dos reis magos.
O presépio do Alentejo raiano
Em alto em choça acolhido, aquecido pelo boi bento e pela doce jumentinha está o Menino em manjedoira deitado, acompanhado pela Virgem Maria e S. José.
Os Reis Magos, de viagem vindo, caminham guiados por uma Estrela.
Toda a Natureza, harmoniosa e diferente vive essa Luz.
A Vida, silenciosa, também se encaminha para lá.
Presépio do Barrocal Algarvio
Um Menino, coroado, sobre Pedra rude, alevanta-se sobre três mundos que se incluem, cobertos por linho alvo trabalhado em arte feminina. Alegram-no «searinhas» (sementeiras de trigo em pratinhos) envoltas em flores, murta e cedro. Laranjas, quais sóis, completam o quadro.
A coroa do Menino é imperial encimada por pomba esvoaçante, asas abertas sobre o Globo do Mundo.
Dirijamo-nos, agora, ao Mosteiro de Santa Maria de Belém, vistas que foram duas manifestações folclóricas, ou de Nossa Senhora Dos Reis Magos.
Convidava-vos a aceitarem por guia o texto que António Telmo escreveu no seu livro «Horóscopo de Portugal»
Explicação
«O horóscopo trouxe-nos de novo ao Templo, em Belém, da Senhora dos Reis Magos. Continuo a pensar, vinte anos depois, que não foi em vão que os Boitacas deixaram escrita na pedra a transcendente mensagem. Não tem sentido pensar que edificaram o Templo para gozo dos turistas e dos historiadores de arte antiga ou para lugar de solenidades públicas de efémera repercussão. Quem morreu não foi Deus, como pensou o alemão ateu, quem morreu foram os monges e o que foi criado para lugar de oração é, mesmo sem monges e invadido por uma multidão informe ou por políticos sem Pátria, uma oração de pedra, que excede infinitamente.»

Valete Fratres

Relembre-se que a Oração de Pedra que excede infinitamente, foi mandada edificar no Dia de Reis e que o fora por sobre uma ermida alevantada pelo Senhor Infante de Sagres e consagrada a Nossa Senhora da Estrela.
Pedia-vos permissão para convosco partilharmos o que pensamos ver em dois dos seus Portais:
- O Portal Ocidental;
- O Portal Sul.
O que é que nos chama no Portal Ocidental?
Os três nichos que o coroam, alusivos ao Menino:
- A Anunciação do Anjo;
- O Divino Nascimento;
- A Adoração dos Reis Magos.

O centro é a cena do nascimento. O Menino deitado em berço de vime entrançado (o vime protector, o vime que salvou Moisés, o vime associado ao Logos…), é adorado pelos reis D. Manuel e D. Maria (impressiona a semelhança entre as figurações que existem nas colunas do Portal, referentes ao seu matrimónio!).
O nicho descansa sobre as asas de dois anjos que seguram em suas mãos o Escudo de Armas de Portugal, fendido desde que o nosso rei Sebastião se ocultou em Alcácer-Quibir, mistério, enigma revelado por António Telmo, e que, até hoje, ainda assim se encontra…

O Portal Sul

A sua Beleza nos toma!

Para o que hoje mais importa libertemos o nosso olhar na coluna axial, a coluna do meio, elevando-o.
No meio dos meios está Nossa Senhora com o Menino ao colo. O Menino sustém o Globo Mundo – o seu pomo – em uma das suas mãos, empunhando na outra o ceptro.
A Senhora caminha de vaso na mão (o Graal?), transportando os dons que os Santos Reis Magos haviam deposto aos seus divinos pés.

O Bolo-Rei

Vemo-lo como uma coroa aberta, um zodíaco por onde correm as sortes. Porém é no seu centro que ousaríamos pedir que a imaginação de cada um de nós se animasse para nele libertar o Menino que guardamos e Lhe oferecêssemos do oiro, do incenso e da mirra, por ser rei de um Império Novo, pois que os Reis Magos haviam deixado aos seus pés as primícias dos seus dons, soltando-se das cadeias do tempo velho – Urano, Saturno, Zeus -, regressando às suas terras e gentes, libertos, porém esperançosos do advento de uma nova era.
Chegados somos ao momento da partilha do oiro, do incenso, e da mirra, digo, da côdea, do aroma, do miolo do Bolo-Rei no centro da nossa mesa.
Peço-lhe, António Carlos Carvalho, a quem a sorte do ano anterior conferiu o poder de o partir e repartir por todos nós, que distribua generosamente o que é doce expressão do trabalho, da arte, e do jogo.
Espero que a fava encontre alguém de mando brando, e que o brinde assinale aquele que, de coração, continue tão bela tradição.
Confiemos na sábia soberania do jogo!


Festa da Epifania de 2010

____________
* Lido pelo autor no passado sábado, dia 9, no encontro de celebração dos Reis, em Vila Viçosa.

2 comentários:

  1. Como gostaria este simples pajem de ter partilhado desse ágape de Reis e daqueles nobres de pensamento e vero sentir, em tão nobre terra portuguesa - Vila Viçosa. Ainda assim pude viajar do Mondego até aí,do rio que, nascendo na Estrela, deslizou comigo até a outra ESTRELA, ainda mais Alta!....

    Eduardo Aroso

    ResponderEliminar
  2. O Espírito Santo Verdadeiro concede gratuitamente, a ultima revelação para o nosso tempo. O LIVRO DO ESPÍRITO SANTO VERDADEIRO. ( http://livrodoespiritosanto.webnode.com.br/ ) Nessa revelação, Deus Pai Verdadeiro, afirma: Se um homem, um anjo, ou um Deus, causa dor, sofrimento e morte. Esse ser é um Diabo. Se por outro lado, se um homem, um anjo, ou um Deus, dá sua vida para não causar a dor, sofrimento e morte. Então, esse ser é o libertador e salvador da humanidade, Senhor dos céus e da terra. Agora, veja na vida e nas escrituras sagradas quem é quem. E faça conforme aquele que é o bem e abandone aquele que é o mal. E você se salvará. Porque esse é o tempo do dilúvio de fogo e a ultima páscoa humana o sucede. Escolha o lado que vai ficar.

    ResponderEliminar