(os textos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores)

Leia aqui a homenagem da Fundação António Quadros a António Telmo.



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

EXTRAVAGÂNCIAS, 80

A saudade sem sítio para pôr
Carlos Aurélio

25 de Agosto de 2010
Pelo dia de S. Luís, Rei de França e padroeiro dos animais que hoje se abençoam

Aos amigos do nosso Amigo

Partiu o nosso Amigo, agora depois da luta e da inquietação por Deus e por Portugal, agora que está na paz ou na Ilha dos Amores onde já avista Camões, e Álvaro e depois Orlando e Agostinho e sei lá mais quem, talvez o próprio Veloso correndo às ninfas entre o alvoroço que a todos reúne.
Nas vésperas da sua partida, sexta-feira passada, passei a tarde frente à Ilha do Pessegueiro em Porto Covo e, nessa Ilha, sem que ambos o soubéssemos estava também o Hélder Cortes que para lá foi montado num cisne branco a fazer de barco. O que fomos lá fazer os dois na mesma tarde desconhecida a essa ilha de pêssegos que Camões diz serem os frutos da Pérsia com os quais António Telmo desfrutou Os Lusíadas? Eu não sei, apenas de lá trouxe umas sandálias novas (modelo Pescador) que calcei até ao cemitério de Estremoz, e isto depois de sabermos que ele afinal havia zarpado para a Ilha dos Bem Aventurados. E de lá nos escuta, ampara, conversa…
Escrevo aos amigos do nosso Amigo porque não sabia onde pôr as saudades de vinte e cinco anos de aprendizado e luta, de comunhão aos saltos e também de sublimes momentos de pensamento e ousadia. Que homem extraordinário passou por nós! Que cometa ou estrela nos tocou de mansinho, leve e fulgurante como a luz que faísca e perdura! Porque nos calhou esta fortuna?

Aqui somos.
Um abraço, António, que com a tua fisga atiraste tantas pedrinhas às janelas do céu. Estamos-te gratos pela pontaria.

Post Sriptum

Seguem três anexos:

1 - Uma foto do António Telmo de 1995 tirada no meu atelier rodeado de lenha, de livros, do mapa de Portugal e de uma construção em cartão do Mosteiro da Batalha;

clique na imagem para a ampliar

2 - Vai também um texto que li no JL de hoje, jornal que já não comprava há muitos anos. Gastei nele dinheiro na expectativa de ler algo sobre a partida do António Telmo e afinal fiquei foi a saber que havia morrido a Filosofia Portuguesa. Nesse texto Miguel Real transcreve de Paulo Borges o quanto a esfera armilar é «perfeição, plenitude, totalidade e infinidade», tudo substantivos grandes com os quais concordo.

clique na imagem para a ampliar

3 - Como antes das férias e da Ilha do Pessegueiro eu estava a preparar o V Quadro da série de X sobre “Uma Ave-Maria na Ilha de Camões”, e como nesse preparo prévio havia pintado a Virgem, Vénus e a Esfera Armilar, aqui segue também esse guache, e isto porque me custa chegar ao longe sem passar pelo que me é perto, não sei vislumbrar a esfera sem ser de um ponto situado e de dentro dela, sou incapaz de intuir a plenitude fora da filosofia e da terra onde Deus me pôs. Tudo isto será limitação minha, de gente rude que frente a uma ilha apenas sabe comprar um par de sandálias…

6 comentários:

  1. Meu caro Carlos Aurélio,

    Humildemente (muito) me encontro entre os «amigos do nosso Amigo». Apesar de não ter ido a Estremoz tantas vezes quantas desejaria, recordo uma delas em que estavas tu e o João Tavares. Numa outra incursão ao Alentejo, em casa do nosso Amigo (dessa vez creio que não te encontravas presente no momento), li o maravilhoso poema «0 Paráclito» do grande Jorge de Lima, poeta brasileiro que Agostinho muito admirava. Recordo a atenção e a comoção (serena, como era seu timbre) do Amigo.

    Agora o cenário pode mudar um pouco – é inevitável – mas tudo vai prosseguir. Na essência do amor não há fins definitivos.

    Um abraço
    Eduardo Aroso

    ResponderEliminar
  2. Não compreendo. Vocês a quem vos foi passado o testemunho de gentes remotas como Pascoaes - vocês, que eternamente fazem questão de mencionar isso mesmo! - deixam-se ficar quietos e sossegados quando dizem por aí que a Filosofia Portuguesa está morta?
    Então que fazem? O que esperam? O que vos foi ensinado?
    Enquanto falarem aí para o vosso umbigo, morre convosco.

    ResponderEliminar
  3. Perdoem-me não me dirigir a ninguém em concreto.Talvez nem faça muito sentido as palavras que faço questão de deixar aqui, mas também não sei se terão que fazer sentido... Sei que a presença deste senhor na minha vida foi importante e especial, muito... Quanto mais não seja porque, em primeiríssimo lugar, desde que me lembro de mim, que me lembro do António Telmo por perto... A título de curiosidade, conto hoje com 36 anos, portanto, não foi pouco tempo... Houve uma coincidência que sempre nos aproximou de uma forma, diria, cúmplice e muito leal:o dia de aniversário do Dr. Telmo é o dia 2 de Maio e o meu é o dia 1, também de Maio. Há largos anos que ambos dizíamos (quando nos falávamos nos dia 1 e 2 de Maio) que se tratava esse "costume" de um ritual muito amigo... Recordo, já com sentida saudade e emoção,as suas palavras,quando,no dia 1, eu atendia a chamada e o Dr. Telmo dizia: "Então, Sofia, cá estamos outra vez..." E quando, no dia seguinte, telefonava eu para o felicitar, e ele dizia, no mesmo tom do dia anterior: "Então, Sofia, nunca te esqueces de mim..." Pois, não, nunca esqueci e, de outro modo, nos próximos dias 2 de Maio, que Deus me permitir viver, irei continuar a cumprir o nosso ritual amigo de, com alegria, o felicitar pelo seu aniversário. Ainda assim, e inevitavelmente, as suas palavras não ditas, de futuro, nesses dias, irão deixar um vazio... mas não, não esquecerei o dia 2 de Maio, e menos ainda esquecerei a sua serena, mas muito forte passagem na minha vida. Há pouco, lia sobre o seu dom de hermeneuta da vida... A este propósito, gostaria de partilhar um dos momentos em que o Dr. Telmo partilhou, também comigo, esse seu dom... Um dia, em Vila Viçosa, encontrei-o e, como sempre, cumprimentei-o; ele fez um breve silêncio enquanto, reparei eu, observava o meu carro, até que me disse: "Sofia, a matrícula do teu carro é QT, sabes, isto quer dizer que o melhor é estares quieta, fica quieta". E sorriu, despedindo-se com um "Gostei de te ver". O engraçado, é que, nessa altura, eu estava a pôr em hipótese tomar uma decisão drástica e a partir do momento em que ouvi "Fica quieta", reflecti muito e, na verdade, quieta fiquei... Hoje constato que foi melhor e mais sensato ter ficado quieta... Genial, esse dom de António Telmo, entre tantos outros, de saber, tão supremamente, interpretar a vida e as situações que dela fazem parte... Um privilégio, para mim, ao longo de anos, ter-me sido concedida a possibilidade de usufruir da presença amiga e sábia do António Telmo... Agradeço a Deus essa presença e, claro, ao meu pai, porque foi ele a ponte e quem abriu a porta... Sempre que pensar em possíveis mudanças drásticas, olharei, em silêncio, para o "QT", e escutarei aquelas sábias palavras "Fica quieta"... e nada farei sem antes aquietar o meu coração e o meu espírito... Nada é por acaso... um dos ensinamentos mais importantes que a presença, na minha vida, de António Telmo me revelou e confirmou. Fica um vazio, a saudade... como vulgar mortal que sou, e apesar de crer numa outra vida, isso ainda não me basta para preencher o vazio e diluir a dor que ele provoca. Muitos sentirão essa dor, agora... Que os seus amigos e companheiros, irmanados pela e na Filosofia Portuguesa, e não só, possam perpetuar o sempre querido e já saudoso António Telmo. Não me incluo, claro, nesse grupo, pois que o nosso elo foi outro, mas como simples amiga que me senti deste Amigo, seguramente que no meu coração o perpetuarei pela grande Amizade e admiração que por ele nutri e nutro. No próximo dia 1 de Maio, de alguma outra maneira, irei "ouvir" "Cá estamos outra vez..." E sorrirei... com saudades, mas feliz e grata pelo que foi... Finalmente, peço desculpa, porventura a alguém, pela ousadia de deixar aqui este testemunho, mas pareceu-me o sítio adequado para prestar uma singela e justa homenagem a um grande homem e a um grande pensador. Obrigada!

    Sofia Tavares

    ResponderEliminar
  4. Sofia, pelo seu texto soube agora que a minha filha, Clara, de 3 aninhos, nasceu no mesmo dia do calendário que o Professor - 2 de Maio.

    A Clara é uma menina a que o pai, babado, revê uma enorme sensibilidade às emoções daqueles que a cercam. Lê-nos a alma a pequenita.

    Foi num livro de António Telmo que vi recentemente a evocação à afirmação de Aristóteles que dizia que a inteligência se situa no coração. E também dele li hoje:

    «Um dos sinais do Quinto Império é que ainda há andorinhas. E será que uma andorinha apenas faz a Primavera? O provérbio diz que uma andorinha não faz a Primavera. Mas eu acho que faz. Enquanto houver um homem onde resida a espiritualidade, há sempre um princípio do Quinto Império.»

    Tenho a esperança e acalento a ideia que a minha filha terá sempre um bater de asas no seu peito... como tinha o Professor.

    Um grande bem haja a todos que aqui colocam tanta sensibilidade.

    Pedro Ferro

    ResponderEliminar
  5. Há já algum tempo que a vida que vivi até hoje me demonstrou que a verdadeira inteligência reside mesmo no coração ou, antes disso, no inteligente "casamento" do coração e da razão, por algum motivo teremos sido prendados com ambos. Acredito também que uma andorinha pode mesmo fazer a Primavera, tal como acredito que enquanto houver o tal "bater de asas", de que o Pedro belamente fala,no peito de um homem, haverá também um bom motivo, a razão essencial,aliás, para manter bem viva a esperança no lado bom da condição humana... Se nós, homens, só tivéssemos esse lado bom, o Quinto Império poderia ser já uma realidade; não tendo os homens apenas esse lado bom, já que a isso a condição humana aprisiona, penso que o simples facto de nalguns seres existir esse melhor lado (existirá em todos? sou levada a crer que não...), é já um bom princípio para sorrir com o coração e pôr a esperança no lugar da angústia. Talvez a semente do Quinto Império tenha que ser plantada no coração de todos os homens, ou pelo menos de alguns, para poder ser... Sempre uma benção saber de uma Clarinha que lê a alma de alguém... Um mês especial e bonito, o do nascimento da Clara: flores, mãe, Maria... Que ela seja, pela vida fora, sempre uma menina abençoada e que no seu coraçãozinho more sempre uma andorinha. Assim o desejo, como para os meus filhos...

    Um bem haja também por se ir escutando ainda algum "bater de asas".

    Sofia Tavares

    ResponderEliminar
  6. Apraz-me deixar aqui estas palavras que, num já longínquo dia, escrevi e que, de algum modo eram dirigidas ou dedicadas ao Amigo António Telmo, sob o signo do número-letra 19:
    « Num certo sentido ou sob uma determinada perspectiva, tudo o que importa ao homem conhecer relativamente ao destino sobrenatural da alma no post-mortem já foi dito ou escrito pelos que nos antecederam, pois o mundo é velho, embora cada homem ao nascer nele seja sempre criança ...». « Quer-se com isto dizer que, se tudo está escrito, nem tudo por certo foi interpretado ou sequer lido. Intérpretes não faltam, mas são na maioria intérpretes de vista curta e pequeno voo. O que nos falta são verdadeiros hermeneutas (...)que nos devolvam não apenas o significado imediato das letras impressas, mas o sentido simbólico ou anagógico das palavras da Tradição. Só que a hermenêutica assim entendida, passa a ser uma verdadeira hermenáutica, por mares desconhecidos e nunca antes sulcados. (...) Seja como for, Hermes tem a palavra ».
    António Telmo nunca soube que estas palavras foram escritas a pensar na Filosofia portuguesa e nos seus nautas; e por esse motivo o deixo aqui e agora exposto, como testemunho de que julgo que não faltarão hermenautas ao imenso espólio da lusitana ou portuguesa arte de filosofar. Assim Deus o queira.

    Avelino de Sousa

    ResponderEliminar