(os textos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores)

Leia aqui a homenagem da Fundação António Quadros a António Telmo.



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PALAVRAS SÁBIAS














Senhoras e Senhores, Vinícius de Moraes:

"A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.

A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,
o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.

O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,
o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre."

3 comentários:

  1. Este belo texto do Vinícius, lembra-me alguém que me dizia há pouco tempo: quem se preocupa com os outros é um tipo de pessoa que, de um modo geral, não tem depressões psíquicas.

    Eduardo Aroso

    ResponderEliminar
  2. Amar é ver no outro o amor dado..
    O reflexo da alegria partilhada, a emoção desvanecida em momentos de partilha..
    Amar é não pedir em troca.. Amar é dar sem nada esperar...
    Amar...

    ResponderEliminar
  3. Concordo com Clarade Barros quando diz "Amar é não pedir em troca..", coisa difícil de se fazer...num mundo como este..e nota-se..
    Quanto a mim não consigo estar neste mundo sem amar. Amar a natureza, amar os amigos e a família.O bem mais precioso do mundo é uma bela amizade e o mais difícil é amar incondicionalmente.O amor de mãe é o amor mais lindo do mundo e deste posso eu falar. Ama-se um filho com todos os defeitos e virtudes como se ama os nossos pais da mesma forma e quando um deles morre a saudade é terrível. Sou feliz porque amo e sofro quando o mundo me magoa. O mundo significa o "meu mundo" - aqueles que me rodeiam no dia a dia ou seja os que eu escolhi para fazerem parte da minha vida.Mas ainda há o "outro mundo", este também é importante porque também faz-me crescer como pessoa e inevitavelmente magoa-me ainda mais que o primeiro porque encontro grandes abismos entre ele e eu, logo traz-me conflitos, angustias e lutas comigo própria, mas tudo isto faz parte do nosso crescimento como seres humanos.

    ResponderEliminar