(os textos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores)

Leia aqui a homenagem da Fundação António Quadros a António Telmo.



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

REEDIÇÃO D'«A LÁGRIMA» DE JUNQUEIRO E EXPOSIÇÃO BIOBLIOGRÁFICA SOBRE O POETA



Norte. Por ocasião dos 160 anos do nascimento de Guerra Junqueiro, e no âmbito do centenário da República, o poema A Lágrima, escrito pelo autor de Os Simples em 1888, por reacção ao grande incêndio do teatro Baquet, no Porto (onde se estima que tenham morrido calcinadas pelo menos 120 de pessoas), vai ser reeditado com a tradicional chancela da Lello, e sob a coordenação de Henrique Manuel S. Pereira. Para além da edição corrente, em formato de bolso, haverá uma tiragem de luxo de apenas 150 exemplares, numerados. Ilustrada por Urbano, esta obra de Junqueiro terá também traduções em castelhano, italiano, francês e inglês.


clique na imagem para a ampliar
A iniciativa resulta de uma parceria que envolveu a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (de onde Junqueiro era natural), a Universidade Católica do Porto e a Lello Editores, e que contou com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. O lançamento da obra é já no próximo dia 15, pelas 18h30, no Auditório A1 da Universidade Católica do Porto – Campus Foz. A apresentação da obra estará a cargo de Luís Machado de Abreu (Universidade de Aveiro).

Nesse mesmo dia será inaugurada a Exposição biobibliográfica Guerra Junqueiro, de Freixo para o Mundo, igualmente coordenada por Henrique Manuel S. Pereira.

Três dias depois, a 18, pelas 17h30, esta nova edição de A Lágrima será apresentada no Auditório Municipal de Freixo de Espada à Cinta.

Sem comentários:

Enviar um comentário