(os textos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores)

Leia aqui a homenagem da Fundação António Quadros a António Telmo.



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ACONTECIMENTO RARO E NOTÁVEL...














A Aula

Cynthia Guimarães Taveira

Hoje cheguei atrasada, não muito, à aula de "Estudos do Modernismo" do Mestrado em Estudos Portugueses da FCSH.
Ainda não estava lá há dois minutos quando a professora Manuela Parreira da Silva ergue uma fotocópia no ar para todos vermos a "árvore sefirótica" estilizada de António Telmo. Só tive tempo para dizer: "O meu querido AntónioTelmo", mas o espanto não deu para mais.
Era uma página da ´Gramática Secreta" de António Telmo.
António Telmo chegou à universidade!!!
Lembro-me de que quando tirei a Licenciatura em Antropologia, um professor gritou-me, gritou-me mesmo, dizendo que Mircea Eliade estava ultrapassado e que deveria ser deitado no lixo. Perguntei-lhe na altura se Platão também. Claro que não levei resposta, só uma cara toda encarnada a bufar na minha direcção.
Já tinha notado grandes mudanças na universidade: podíamos falar livremente do "secreto" do "esoterismo",  já tinha reparado, até, que alguns alunos queriam avançar com teses dentro dessas áreas.
Mas ver António Telmo ali, a ser dado, a ser analisado, nunca pensei.
Obrigada professora!
António Telmo ainda tem muito para dar.

Sem comentários:

Enviar um comentário